Playlist: seleção das músicas que você já ouviu e não sabia que são covers

Algo que sempre me surpreendeu é a capacidade de alguns músicos em compor canções que marcaram uma época, um momento histórico ou uma sensação meramente intimista como o amor, a alegria, a saudade, a tristeza dentre outras.
Mais surpreendente ainda é a capacidade de outros músicos em regravar essas mesmas canções com uma nova interpretação, dando uma perspectiva totalmente nova e que, às vezes, de maneira incrível, superam a original.
Minha intenção nessa postagem é justamente elencar várias músicas que ficaram conhecidas pelo grande público, mas que na verdade são regravações.
John Mayer - XO
Música composta e originalmente gravada pela cantora Beyoncé em seu álbum de 2013, mas que não teve tanta repercussão quanta a sensacional interpretação folk de John Mayer, através de uma mistura despojada de violão e gaita.
A-ha - Crying in the Rain
Creio que muitos fãs da banda A-ha não saibam que essa música não foi originalmente gravada pela banda. Na verdade, ela foi composta por Howard Greenfield e Carole King e gravada em 1962 pela dupla country The Everly Brothers.
A-ha - Velvet
Vou ser sincero que até pouco tempo não sabia que essa música não foi originalmente gravada pelo A-ha, mas sim pelo trio de rock noruêgues chamado Savoy em 1996 e posteriormente regravada pelo A-ha no álbum Minor Earth Major Sky de 2000.
Jimi Hendrix - All Along the Watchtower
É difícil acreditar que uma das melhores músicas do Jimi Hendrix na verdade não é dele. All Along the Watchtower foi composta por nada menos que Bob Dylan em 1967 para o seu oitavo álbum de estúdio, o John Wesley Harding.


PLAYLIST EM CONSTRUÇÃO...


As músicas citadas nesta postagem encontram-se organizadas em uma playlist no YouTube Music. Para ouvi-la basta clicar aqui.
Caso saiba de outras versões, deixe a sua colaboração nos comentários.

Para entender melhor a ideia por trás desse projeto:
Algo que me causa uma enorme nostalgia é quando me lembro de um dos meus maiores passatempos antes do advento de todas as facilidades advindas com o streaming de música e pirataria na internet.
Para a geração que cresceu junto com essas novas tecnologias pode parecer estranho, mas antes, para quem quisesse criar uma playlist (ou coletânea como se dizia na época) era necessário recorrer a meios não tão lícitos e práticos como simplesmente dar poucos cliques no Google Music, Spotify ou YouTube Music. Tais meios incluíam gravar as suas músicas preferidas em fitas cassete (ou K7 como eram também conhecidas) durante a sua execução em alguma emissora de rádio.
E foi pensando nisso que resolvi iniciar um projeto no qual irei criar playlists temáticas no YouTube Music e postá-las aqui no blog com informações acerca das músicas presentes em cada uma delas.
Caso se interessou pelo projeto e queira conhecer as outras playlists é só clicar aqui para ter acesso a todas elas.

Comentários

  1. Meu kirido! Nem vi esse filme Orfeu...mais curti a musica cara!!! E curti pra caramba tb Requiem para um sonho...eu vi esse filme...mto bom cara...e a música q toca no filme é essa...se der, manda ela pra mim...ou me fala como vc baxo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

REGRAS
Não use palavras ofensivas.
Respeite a opinião dos demais leitores do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Solução para os problemas do jogo Resident Evil Revelations 2

Como fazer scrobbling das suas músicas ouvidas no Foobar2000 para o seu perfil do Last.fm

O meu "last goodbye" a Jeff Buckley