Como fazer scrobbling das suas músicas ouvidas no Foobar2000 para o seu perfil do Last.fm

Aqui está um tutorial para quem quer sincronizar as músicas ouvidas no Foobar2000 com o seu perfil do Last.fm.
Inicialmente, precisamos baixar o componente foo_audioscrobbler clicando aqui.
Depois de baixar o arquivo, descompacte-o usando qualquer programa de compactação/descompactação de sua preferência (recomendo o 7-Zip ou o WinRAR).
Copie a dll chamada foo_audioscrobbler.dll e, em seguida, cole dentro da pasta Components do Foobar2000, que geralmente se encontra em:
C:\Arquivos de programas\foobar2000\components
Agora abra normalmente o Foobar2000 e clique em File e depois em Preferences (ou simplesmente, use o atalho Ctrl + P).
Você notará que irá abrir uma tela com várias opções de configuração do Foobar2000, mas nos restringiremos aos sub-menus da opção Tools.
Clique no sinal de + que se encontra à frente da opção Tools, e em seguida, em Audioscrobbler.
Marque a opção Enable Audioscrobbler e preencha os campos Name e Password, com o seu nome de usuário e senha do Last.fm, respectivamente.
Na sessão Submissions, marque a opção Only submit tracks from the Media Library caso você queira que o Last.fm faça scrobbling somente das músicas que se encontram na sua biblioteca de músicas do Foobar2000 (recomendo que marque somente esta opção) ou marque a opção Submit tracks from dynamic sources caso você queira que o Last.fm faça scrobbling de qualquer fonte de música que se encontra em seu computador, incluindo streams online e que sejam executadas no player de áudio. O resto deixe conforme já veio pré-definido.
Finalmente, clique em Close no canto inferior direito da tela.
Pronto, seu Foobar2000 está configurando para enviar as músicas que você ouvir para o seu perfil do Last.fm.
Faça um teste ouvindo algumas músicas em seu computador (é normal que o scrobbling das primeiras músicas que você ouvir demore um pouco para acontecer).
Se caso o scrobbling não acontecer, repita os passos de configuração já explicados aqui e reinicie o Foobar2000 (esse processo de reinicialização é de fundamental importância para o bom funcionamento deste como de qualquer outro componente adicionado ao Foobar2000).
Se mesmo assim o problema persistir, deixe um comentário com a sua dúvida aqui no blog.
POST ATUALIZADO EM 17/12/2013
Caso tenha um perfil no Last.fm, fique à vontade para me adicionar clicando aqui.

Comentários

  1. Olá! Olha, eu já sou usuário do Foobar faz tempo, mas na minha janela onde tem "Tools", não aparece a opção "Audioscrobbler". Mas as músicas sempre são scrobbladas no meu perfil normamelmente.

    Só fui sentir essa falta quando comprei o iPod Nano 5G e que, para fazer o scrobble das músicas ouvidas nele, tinha que ir na opção "Audioscrobbler" e clicar em "Submit Tracks", como por exemplo tem aqui: http://www.lastfm.com.br/group/Foobar+Users/forum/45322/_/517292
    E aí, o que eu faço? Espero atualização?

    ResponderExcluir
  2. Opa! Tudo jóia Davi... Então cara, esse problema nunca aconteceu comigo, mas estive pesquisando aqui e talvez o problema seja que você esteja usando uma versão do componente foo_audioscrobbler incompatível com a sua versão do Foobar2000. Recomendo baixar a versão mais recente do player (mesmo que alguns espertalhões tentem te convencer do contrário, não baixe a versão beta pois ela ainda conta com vários bugs) e também do componente. Tanto um como outro pode ser encontrados na página oficial do player. Ah! Também recomendo baixar o componente foo_pod que ajuda a gerenciar essa transferência de arquivos entre o seu iPod Nano 5G e o Foobar2000 (além de várias outras funções presentes no iTunes, como: a transcodificação de arquivos para os formatos compatíveis com o iPod, permite metadados alternativos para a transposição de tags on-the-fly, converte dados ReplayGain para SoundCheck e permite a manutenção do banco de dados base iTunesDB). Mas se mesmo assim o problema persistir, me avise novamente pois farei o possível pra te ajudar, ok. Abraço Davi.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Érlon, desculpa a demora. É que eu esqueci de marcar a opção de acompanhar os comentários e acabei esquecendo daqui O_O

    Eu ainda tô na luta aqui, mas esse seu comentário me fez pensar. Tenho quase certeza de que minha versão é a mais atual e que tanto o foo_audioscrobbler e o foo_pod também estão atualizados. Como o player está em outro computador, só vou conferir isso depois. Mas pode ser isso mesmo. Quem sabe...

    Bom, de qualquer forma obrigado pela atenção! Seja qual for o resultado, voltarei aqui pra postá-lo. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Então Davi... Dá uma olhada nisso sim. Talvez o problema seja esse mesmo. Também passei pela mesma situação com um outro componente. Na época, li vários tópicos no Hydrogenaudio Forums sobre esse componente, mas nada resolvia o bendito do problema. Aí um dia, achei uma explicação sucinta (mas tão sucinta que pensei que nem iria funcionar) num fórum sobre o Foobar2000 no Last.fm e que, por incrível que pareça, solucionou o meu problema de vez.
    Mas tenta aí cara, se mesmo assim o problema continuar, como já disse, é só me dar um toque aqui no blog que tentarei te ajudar, ok. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ah! Já ia me esquecendo... rsrsrs. Na verdade, não precisa ser a versão do Foobar2000 mais recente e nem os componentes mais atualizados para que estes funcionem corretamente, e sim, versões compatíveis. Ou seja, se você tiver versões mais antigas do foo_pod e foo_audioscrobbler mas que são compatíveis com a versão do Foobar2000 instalado no seu computador, pode ficar sossegado que eles rodaram normalmente, mas claro, sem as recentemente funcionalidades adicionadas pelos desenvolvedores do componente.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não pude testar o lance lá de cima pq o pc que tem as músicas todas quebrou. Mas só pra deixar claro: eu consigo usar o foo_dop pra sincronizar músicas (pena que não dê pra pegar vídeos e podcasts) tranquilamente. Eu já fazia isso. E os meus scrobbles funcionam corretamente. Meu problema é só um: não consigo fazer o scrobble das músicas reproduzidas no iPod. Aí eu tenho algumas teorias:

    * Os iPods da nova geração ainda não são suportados para scrobble, ou ao menos não no gerenciamento manual (o meu é de 8gb e minha biblioteca é muito grande);

    * Alguma treta no próprio Foobar, já que quando eu vou em Tools > Audioscrobbler (já é um avanço, antes nem essa opção aparecia) não aparece "Submit Tracks" em canto nenhum".

    É... por enquanto é esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  7. Então Davi... Estive dando uma pesquisada nos fóruns que falam sobre esse componente e encontrei algo que talvez seja interessante para você.
    Dá uma olhada nesse link: http://yuo.be/wiki/dop:start
    Nele você vai encontrar uma lista com todos os modelos de iPods compatíveis com o componente foo_dop (pode ficar tranqüilo pois o modelo do seu iPod é compatível), bem como um link para download da versão mais recente desse componente e um guia explicando passo a passo como instalá-lo.
    Mas voltando ao assunto anterior.
    Pelo que li, o seu problema não é tão grave assim como parece (já não posso dizer o mesmo para quem possui os modelos iPhone e iPod Touch, que é um pouquinho mais complicado para se solucionar, mas nada impossível).
    Baseado na explicação desse site, todos os modelos de iPods (exceto o iPhone e iPod Touch) foram padronizados de fábrica para serem reconhecidos pelo computador como uma unidade de disco rígido removível.
    Então, para você ter acesso ao seu iPod no Foobar2000 e, conseqüentemente, fazer scrobbling das músicas ouvidas no seu iPod, você deverá marcar a seguinte opção no iTunes: Manually manage music, ou, dependendo da versão do seu iTunes, a opção: Enable disk use.
    É... Acho que, por enquanto, isso é tudo.
    Espero ter ajudado, mas ainda estou aguardando sua resposta, ok.

    ResponderExcluir
  8. Oi, fera! Firmezão?

    Bom, depois de algum tempo eu consegui fazer o scrobble das músicas executadas no iPod! Na verdade, eu utilizei o iTunes mesmo. Uma dificuldade que eu encontrei foi porque o meu gadget é gerenciado manualmente, o que impede de sempre que eu o conectar ao computador, o scrobble começar automaticamente. Às vezes até acontece isso, mas é raro. Para isso eu tenho que ativar o comando "Organizar Biblioteca". Isso faz com que todas as músicas do meu iPod estejam consolidadas com as do iTunes, permitindo o scrobble.

    Mas eu vou dar uma lida no artigo que você mandou, porque eu acabei usando o iTunes como player oficial por causa da conectividade com o Last.fm. Mas eu quero poder usar o Foobar ainda e, se eu conseguir realmente, vou usá-lo em definitivo. Valeu pela atenção!

    ResponderExcluir
  9. opa, estava procurando exatamente isso, funcionou de primeira, vlw

    ResponderExcluir
  10. Oi Thiago.
    Fico feliz que minha contribuição lhe tenha sido útil.

    ResponderExcluir
  11. gomamago
    cara eu coloquei o component audioscrobbler na pasta tudo direitinho e loguei minha conta do lastfm, mas nao pegou.
    eae o q pode ser???

    ResponderExcluir
  12. @gomamago Então... A incorporação de novos componentes a partir da versão 1.1.1 do Foobar2000 sofreu uma reformulação que ao meu ver tornou o processo bem mais prático.
    Agora basta baixar o componente foo_audioscrobbler e descompactá-lo. Em seguida, execute o Foobar2000 e clique em File e em seguida em Preferences ou simplesmente use o atalho CTRL + P. Dentro desse menu, clique no submenu Components. Você notará que o programa irá listar todos componentes instalados no Foobar2000 (fazendo uma distinção dos componentes nativos do player de áudio, que são mostrados num tom mais sombreado, dos instalados pelo usuário) e na parte inferior desse submenu estará presente um botão escrito Install. Clique nele para que seja aberto uma caixa de diálogo que na qual você deverá selecionar o componente que você queira adicionar, que no nosso caso é o foo_audioscrobbler. Após selecioná-lo, clique em Open.
    Pronto, se caso você tenha feito tudo corretamente o Foobar2000 pedirá para você reiniciá-lo e agora basta você acessar novamente o menu Preferences, clicar em Tools para que seja mostrado o submenu Audioscrobbler. Dentro desse submenu, marque a opção Enable Audioscrobbler e preencha os campos Name e Password, com o seu nome de usuário e senha do Last.fm, respectivamente. Na sessão Submissions, marque a opção Only submit tracks from the Media Library caso queira que o Last.fm faça scrobbling somente das músicas que se encontram na sua biblioteca do Foobar2000 ou marque a opção Submit tracks from dynamic sources caso queira que o Last.fm faça scrobbling de qualquer fonte de música que se encontra em seu computador, incluindo streams online (recomendo que marque somente esta última opção). Finalmente, clique em Close no canto inferior direito da tela.

    ResponderExcluir
  13. segui todas as orientações e não consegui fazer o scrobbling

    testei em 3 versões do Foobar e nada...

    agora estou com a versão 1.1.5 e aparece isso quando vou em Preferences e seleciono o foo_audioscrobbler

    "Could not load component "foo_audioscrobbler.dll": Another instance of this component already exists in your foobar2000 application folder; you need to remove it manually before you can update this component automatically."


    já testei de todos os jeitos não dá certo

    o que será?

    Isabel

    ResponderExcluir
  14. @isabel Esse problema nunca ocorreu comigo, mas talvez a sua causa seja o fato de você possuir mais de uma cópia do drive do audioscrobbler.
    Para solucionar o problema entre na pasta de componentes internos do Foobar2000 que normalmente se localiza no seguinte endereço: C:\Program Files\foobar2000\components e verifique se a dll do audioscrobbler está presente nela. Se caso estiver presente (e como você me falou que está usando a versão 1.1.5 do Foobar2000), pode deletá-la.
    Agora siga para o seguinte endereço: C:\Users\NOME_DE_USUARIO\AppData\Roaming\foobar2000\user-components (observe que o campo NOME_DE_USUARIO deve ser substituído pelo nome de usuário utilizado por você para se logar na sua conta do Microsoft Windows). Verifique se dentro desta pasta existe uma outra denominada foo_audioscrobbler. Se caso existir, clique nela e veja se a dll do audioscrobbler se encontra presente (note que só deve existir apenas uma cópia da dll nesta pasta).
    Se caso tudo estiver conforme especificado acima provalmente o componente foo_audioscrobbler irá rodar normalmente e você será capaz de visualizar as músicas executadas no Foobar2000 no seu perfil do Last.fm, mas se caso ainda tenha alguma dúvida, delete a pasta foo_audioscrobbler e reinstale o componente conforme explicado no tutorial acima.

    ResponderExcluir
  15. Érlon, o problema é que, quando eu clico em Install pra procurar o componente, na parte inferior da caixa que se abre (quando clico em Install) tem "Arquivos do tipo": foobar2000 components, mas quando eu vou procurar na pasta onde tá o arquivo ele não aparece, ou seja, ele não é nem reconhecido como um COMPONENTE do tipo foobar2000.

    UlsterParanoid

    ResponderExcluir

Postar um comentário

REGRAS
Não use palavras ofensivas.
Respeite a opinião dos demais leitores do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Solução para os problemas do jogo Resident Evil Revelations 2

Solução de problemas para o GitHub Desktop